Warning: php_uname() has been disabled for security reasons in D:\http\respirareviver\web\wp-content\plugins\magic-fields-2\mf_extra.php on line 39 ABRAF - Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONA

Mês da conscientização da HAP


O dia 15 de novembro é destinado, internacionalmente, à conscientização da Hipertensão Arterial Pulmonar No Brasil, novembro não passará sem fôlego. As principais associações de pacientes envolvidas com portadores de HAP e familiares promovem ações para divulgar a doença neste mês.

A primeira ação é a instalação de mensagens sobre a HAP nas escadas da estação General Osório do metrô, em Ipanema, no Rio de Janeiro, uma das principais da Zona Sul carioca. “A informação que passaremos será de alerta, em especial, às pessoas que se sentirem cansadas ao subir a escada. Na mensagem, questionaremos se não seria HAP que estaria causando o cansaço”, explica a vice-presidente da Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar (Abraf), Paula Menezes, que investiu verbas das associações internacionais de HAP nesta propaganda.

Ainda de acordo com Paula, a intenção é aumentar a repercussão sobre a HAP para ganhar força política. “Se o conhecimento sobre a doença aumentar, poderemos discutir melhor a doença no âmbito dos direitos políticos do paciente, como o direito aos medicamentos”, acredita. Além disso, a Abraf distribuirá cinco mil folhetos em vários pontos de São Paulo, além de promover a 3ª edição do Encontro Nacional da entidade, no dia 27, na capital paulista. “Este ano, ainda temos que nos mobilizar para contribuir com a campanha Beijo Azul e colocar a HAP no livro dos recordes”, convoca Paula.

Fonte: www.hipertensaopulmonar.com.br