Warning: php_uname() has been disabled for security reasons in D:\http\respirareviver\web\wp-content\plugins\magic-fields-2\mf_extra.php on line 39 ABRAF - Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONA

Valéria Cesar de Barros Honório


Olá! Meu nome é Valéria, tenho 43 anos, moro no Rio de Janeiro, sou casada, não tenho filhos, tenho CIA, que é uma doença congênita do coração e tenho HAP.

Até os meus 39 anos, eu não sabia que tinha doença alguma. Trabalhava normalmente, fazia exercícios físicos, levava uma vida normal. Sentia cansaço, mas achava que era porque eu estava acima do peso.

Então resolvi me matricular numa boa academia. Na academia, me pediram para consultar um cardiologista. Depois de vários exames, veio o diagnóstico: de que eu tinha CIA. Entrei em depressão e engordei 20 quilos em 3 meses.

Fui parar no Hospital de Cardiologia de Laranjeiras para fazer a cirurgia e qual foi minha surpresa? Não consegui fazer a cirurgia porque também tenho HAP.

Isto aconteceu em 2006 e agora estou fazendo tratamento no Hospital dos Servidores do Estado com a Doutora Silvana, que é uma excelente médica.

Estou tomando o Sildenafil há um ano e seis meses. Sinto-me muito bem. É claro que, quando abuso um pouco, me sinto cansada. Mas aquele cansaço de antes, Graças a Deus, não tenho mais.

Fui aposentada por invalidez, e tenho recebido meu remédio direitinho pela Prefeitura do RJ. Faço exames regularmente e, segundo a Doutora Silvana gosta de falar, se eu continuar assim, vou ter uma qualidade de vida boa e com muitos anos ainda pela frente.

Sou muito pra cima, gosto de conversar e fazer novas amizades. Gostaria de me corresponder com outras pessoas com a HAP ou mesmo parentes destes.
Coloco-me à disposição para alguma coisa que precisarem, e espero que este meu depoimento sirva de incentivo para alguém.

Não podemos deixar que a doença tome conta da gente. Temos que ser otimistas, pois, enquanto há vida, temos que ter esperança.