Warning: php_uname() has been disabled for security reasons in D:\http\respirareviver\web\wp-content\plugins\magic-fields-2\mf_extra.php on line 39 ABRAF - Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONA

Raquel Ernesto


Olá, meu nome é Raquel, tenho 20 e tenho hipertensão pulmonar secundária desde os 12 anos! Quando tinha apenas 12 anos, tive um desmaio e fui levada ao hospital, porém não nos falaram o que era Só disseram que era grave e que eu tinha que me deslocar para o Estado vizinho para melhores exames.

Saí de minha cidade com minha mãe e minha tia. Depois defeito os exames, chamaram minha fia (que preferiu não comentar nada comigo) e falaram que era uma doença grave que não tinha cura e que não havia nada a ser feito.
Fiquei sem saber o que era, mas não me importei, pois, afinal, queria que aquilo acabasse o mais rápido possível para voltar pra casa e viver normalmente.

Passaram-se 7 anos e lá estava eu, grávida e me sentindo muito mal, muito cansada, bastante cianótica e não conseguia andar 50m que já estava querendo desmaiar. Infelizmente, quando completei dois meses de gravidez, perdi o bebê e passei tão mal que tive que ir j UTI. Foi aí que descobrimos que eu tinha HAP, pois minha pressão tava em 111.

Meu esposo procurou vários médicos e, numa dessas procuras, encontrou uma carta falando sobre uma associação de hipertensão pulmonar de minha cidade, ACAHP. Então procuramos saber mais sobre a doença.

Hoje, depois de 9 meses, estou fazendo tratamento em Porto Alegre, RS e estou bem melhor. Faço parte da presidência da ACAHP e estou vivendo minha vida. VENCENDO AS BATALHAS EM NOME DE JESUS!!!!!