Warning: php_uname() has been disabled for security reasons in D:\http\respirareviver\web\wp-content\plugins\magic-fields-2\mf_extra.php on line 39 ABRAF - Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONA

Damille Santos de Freitas


damilleMe chamo Damille Santos de Freitas e tenho 24 anos. Com 17 descobri a HAP – Hipertensão Arterial Pulmonar Secundária, resultado de Embolia Pulmonar. Desde os 8 meses de idade tinha arritmia cardíaca e muito cansaço, mas nada tão difícil de lidar.
Aos 17 anos, depois de um mal estar e muito cansaço, descobri a HAP, que foi confirmada com um cateterismo. Mas o maior choque pra mim não foi descobrir que era algo grave e que posso morrer a qualquer momento, mas saber que não posso ter filhos – essa é a pior de todas as dores. Ainda tenho fé de que vou ter uma filha. Além disso, fui pega de surpresa no auge da juventude e tive que parar de dançar, algo que amo fazer, e também evitar ir à festas e sair com meus amigos.

Comecei o tratamento chato e fiquei muito enjoada. Tive altos e baixos nessa doença, mas aprendi muito com ela e continuo aprendendo a ter fé, força e esperança na vida.

Em 2012 minha situação piorou muito. Minha HAP é primária e se agravou. Fiquei internada muitas vezes com falta de ar. Adquiri uma anemia e tive que aumentar a dose dos remédios, mas, diante de momentos tristes, peço a DEUS cura para todos nós.

Para este ano, precisei trancar a faculdade e parar meu estágio de fisioterapia. Mas vamos continuar a lutar!

Recentemente me mudei de casa, para uma sem escada, para facilitar minha locomoção.

Agradeço a DEUS pela minha família, amigos e, além de tudo, ter conhecido o pessoal do grupo Hipertensão Pulmonar – Brasil do Facebook, que são pessoas incríveis e me entendem. Sabem que tudo o que sentimos é de verdade e não estorinhas ou frescuras, como alguns acham.

DEUS abençoe muito a todos nós!

Beijos em todos os corações.

Fé -Foco- Força. Essas são as palavras de todos nós lutadores.